segunda-feira, janeiro 21, 2008

Perdão !

A pessoa que foi ferida carrega a dor e a lembrança dos acontecimentos; mas, quem fere, normalmente, esquece, nem sabe o que fez.

O responsável pela ofensa não carrega o peso de seus atos e vive bem, feliz, segue seu caminho sem mágoas. Não adianta a pessoa ferida desejar que seu sofrimento alcance o agressor, pois não alcançará. Aos olhos dos outros, que ignoram o que foi feito no passado, a imagem triste e dolorosa quem foi ferido é motivo de desconfiança ou justificativa para o afastamento; por outro lado, o agressor caminha leve, alegre, atraente.

A pessoa ferida sangra, dá medo; o agressor sorri, tem o semblante plácido, atrai muitos amigos com seu vigor, energia e determinação. A pessoa ferida carrega a derrota no olhar; o agressor é um vitorioso.

Todo o peso da agressão sofrida se deposita sobre a vítima, sua dor o faz arrastar-se pela vida, impedindo-a de seguir seu caminho natural e de alcançar seus objetivos. Muitas vezes, do sofrimento guardado nasce o desejo de vingança que altera o caminho natural de quem se feriu, colocando em sua mente a imagem de um caminho a seguir que não é mais o dessa pessoa e sim a sombra do caminho do agressor. A vítima passa a seguir o rastro de quem a fez infeliz e, nisso, cada novo passo dado a distanciará do lugar onde deveria chegar e a aproximará de uma nova agressão, ou de uma sucessão de vazios.

O sofrimento guardado e a repetição continuada da imagem mental da agressão vivida impede a cicatrização da ferida, inflamando-a e aumentando-a incontrolavelmente.

Para ser feliz, perdoe e siga seu caminho em paz. Seque suas feridas e deixe a Vida encarregar-se de seus propósitos.

Ninguém conhece a dor pela qual você está passando, ninguém a conhecerá. Diante dessa verdade, você pode voltar-se contra quem quer ver você recuperado e feliz ou continuar a sofrer e acreditar que estão todos contra você. Mas a verdade é que ninguém gosta de seu sofrimento, livre-se dele se quiser que as pessoas se aproximem. Ninguém quer lamber suas feridas, livre-se delas se quiser que o abracem novamente. Ninguém quer ouvir seus gemidos e lamentações, arrange algo bom para dizer quando alguém se aproximar.

Perdoe. Faça isso, se for capaz de amar alguém, mais do que ama o seu sofrimento. Faça isso, se for capaz de querer alguém, mais do que quer o seu agressor. Livre-se de seu passado, ele só existe em sua cabeça, em seu coração; não voltará, nunca existiu para mais ninguém.